Pages

   Não sei se escrevi corretamente, mas "yaré" em guarani significa "sujo", ou mais figurativamente "feio", "malfeito"... A primeira vez que escutei essa expressão ("comentario yaré") foi do meu pai, quem me contava que minha tia tinha professado essa frase ao se referir nos comentários às vezes infelizes da minha avó, quando ela meio que estraga o prazer, sabe?

   O motivo do título deste post é o seguinte...
   Não é a primeira vez que eu falo aqui que a minha relação com minha mãe nunca foi um mar de rosas... Tampouco é um furacão... Já foi, mas melhorou até que um pouco com os anos... Comparando com 2008 (o verdadeiro ano do pesadelo acordada da minha vida), até que está bem melhor...
   Hoje eu recebi várias "patadas" verbais (= "comentarios yaré") da minha mãe...
   A primeira aconteceu da seguinte maneira: no ano passado fiz a minha tão sonhada viagem para: Los Angeles /Memphis/ Las Vegas. Viajamos eu e meu pai. Minha mãe não foi porque ficou com medo de estar lá e meu avô (pai dela) passar mal... Devo confessar que foi a melhor viagem da minha vida! Meu pai me acompanhou em tudo. Somos ambos adoradores de montanhas-russas, minha segunda paixão depois de Medicina... E sem os freios da minha mãe, nós nos divertimos prá caramba...
   Estava olhando vídeos no YouTube. Este ano decidi que quero descer pela Sky Jump em Las Vegas (vamos para lá de novo em setembro). Prá quem não sabe, é mais ou menos isto:
Uma queda livre da altura de 320m!
 
   Esta coisinha dura só 5 segundos!! Eu sei porque nos hospedamos nesse hotel e vimos através de um canal de TV do mesmo o povo subindo nesse treco... rsrsrs...
   Meu pai também quer subir. E lá fui eu, animadérrima mostrar isso prá ele. Ele estava deitado do lado da mamãe.
   "_Pai, acho que este ano vou me animar e subir nesse negócio... rsrsrs
     _Eu também, filha..."
   E aí eu mostro prá minha mãe o vídeo. Quem me conhece sabe que adoro compartilhar com todo mundo algo que gosto e que estou assistindo... Confesso que sou até quase chata com isso... rsrsrs...
   Pois bem... E aí vem o primeiro comentário "yaré":
   "_Não vejo a menor graça em vocês atentarem contra a vida subindo numa coisa dessas...
    _Mãe, mas é uma corda de aço fixa, que faz a gente deslizar até embaixo... Não tem perigo...
   _Filha, deixamos tua mãe dormindo no hotel e nós vamos prá ela não precisar olhar... (risos)
   _Sim, é prá isso que sirvo agora..."
   Putz... Tentei fazer ela entender que foi uma piadinha sem nem um pouco de malícia... Mas não adiantou... Fechou a cara, novamente dizendo que meu pai deixa ela de lado por minha causa blá blá blá...
 
   Na mesma tarde, estávamos olhando o Caldeirão do Huck e lá apareceu uma moça chamada Juliana. A história toda você confere neste link:
 
   Bem, estávamos olhando a história da moça. Estava comentando com eles do vestido da moça, que eu não tinha gostado. Meu pai olhou e disse:" ela tem um rosto lindo, mas o vestido está feio para o corpo dela... Ela é gordinha demais prá usar assim..."
   Minha mãe: "Nossa, conheço uma história parecida de uma moça que tem um rosto lindo, mas que não aparece por causa do grande corpo que tem..."
   Fingi que não ouvi... e me levantei da cama deles...
 
   Bem, o que está em negrito-vermelho-itálico são os comentários "yaré"... Entenderam?
   Mais tarde, saímos com meu pai para a farmácia, eu precisava comprar um spray de cabelo. No caminho comentamos sobre o comportamento da mamãe... Ela está voltando a ser chata de novo... Fazia tempos que ela não agia assim...
 
  
   Noutro dia mesmo, eu tinha dito a ela que eu ia dar embora uns vestidos longos que eu jamais usaria... Disse que tinha percebido que não me ficava bem uns vestidos desses... Na hora ela me disse que sempre me dizia isso, mas que eu nunca levei em conta. Desabafei rindo, ao dizer que sua maneira de me dar opiniões não eram muito amáveis. Ela até chegou a dizer que eu parecia uma grávida com um vestido longo, há uns bons anos atrás... E olha que eu nem estava tão gorda como estou agora (tinha uns 15kg a menos, acho...).
   Eu já deveria prever que a boa fase tranquila da minha mãe passaria...
   E como sempre, isso me afeta... me dói... Sou uma besta duma manteiga derretida mesmo...
  
   Como é que posso confiar qualquer coisa prá uma pessoa que me faz comentários assim? Depois ela reclama que sou capaz de contar até prá uma empregada minhas coisas, mas não prá ela...
   Pode ser, mas será que ela já parou prá pensar como ela reage às coisas que conto? Nunca são reações tranquilas... São bem mais inquisidoras...
   Ainda bem que não contei sobre o "catfish"... Prá ela, ainda estou namorando... E já avisou: não quer conhecê-lo por enquanto...
  
   Caramba... Impossível... Não há como eu ser amiga dela...
   É uma pena...
   Bom, deixa eu secar minhas lágrimas aqui... Tenho um aniversário prá ir esta noite... Hora de fazer um make de arrasar!
   Deus me guie e me ajude com minha mãe... Tomara que ela não volte para seus tempos aúreos de "comentários yaré"... Estragam até o ambiente...
 
   "Pois conversar não adiantou... São palavras que o vento levou..."
 
   Não conheci melhor desenho animado que transmitisse minha relação com minha mãe do que este... Pena que o final está longe de ser igual ao dele...
 
   De qualquer forma, tenho fé...
 
"PENSAMENTOS MATERIALIZAM COISAS"
 
 
 


1 comentários:

Regiane S Modanezi disse...

Liz, sobre sua mãe só posso dizer que passo a mesma coisa. Depois ela reclama que o tempo que fico em casa eu passo sozinha no meu quarto. Mas prefiro assim, pq qualquer coisa que digo ou faço ela só sabe criticar e eu não sei ficar quieta acabo falando um monte tbm, mas ela sabe se fazer de vitima como ninguém e a víbora da historia sempre sou eu. Então é melhor ficar quietinha no meu canto e dividir meus planos com quem realmente se anime comigo